A Segurança e Higiene no Trabalho é um imperativo ético no mundo empresarial para além de uma obrigação legal da entidade empregadora (Lei nº99/2003 de 27 de Agosto Artº 242 e 243).
Visando a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde dos trabalhadores, todas as entidades devem organizar as atividades de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Não devem ser encaradas só como uma obrigatoriedade legal. Devem constituir uma prioridade ética das empresas modernas, que valorizam os seus recursos humanos.
A Segurança e Higiene no Trabalho têm como objetivo promover um programa de prevenção de riscos profissionais, contribuindo para a redução das taxas de absentismo e sinistralidade.
A Segurança e Higiene no Trabalho aumentam os índices de motivação dos colaboradores e consequente aumento de produtividade.
È importante defender postos de trabalho adequados às capacidades de cada trabalhador. Temos que ter locais de trabalho livres de riscos para a saúde e vida dos trabalhadores.
O empresário moderno, competente e dinâmico, previne os acontecimentos e intervém nas causas.